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Novo Portal
Novo Portal vai possibilitar maior transparência e publicidade das ações da Unemat
ENTREVISTA
Novo Portal vai possibilitar maior transparência e publicidade das ações da Unemat
21/12/2020 19:27:20
por Danielle Tavares
Foto por: Deivid Fontes
Luiz Fernando Ribeiro avalia principais ações desenvolvidas pela PRPTI
Luiz Fernando Ribeiro avalia principais ações desenvolvidas pela PRPTI

Ao longo destas semanas, a Assessoria de Comunicação da Unemat vai divulgar entrevistas com os gestores da Universidade, em que eles fazem avaliação dos dois primeiros anos de gestão e projetam o futuro da Instituição.

Nesta primeira entrevista, o pró-reitor de Planejamento e Tecnologia da Informação (PRPTI), Luiz Fernando Caldeira Ribeiro, fala sobre as principais metas da pasta e sobre os novos desafios projetados.

 

Dentre as metas apresentadas por esta gestão da PRPTI está o acesso à internet com eficiência em todos os ambientes da Unemat. Essa proposta já está consolidada?

Em 2019, efetuou-se o levantamento das necessidades de novos links de internet para toda a Unemat, sendo iniciado o processo licitatório para a contratação de novos links que atendam as demandas institucionais. Dentro do planejado, com a nova contratação, contemplamos o princípio da eficiência, com um aumento de link de mais de 1.700%, tendo como contrapartida custo financeiro de apenas 15%. Atualmente, os novos links de internet estão implantados em todos os câmpus e, em 2021, estaremos na fase da instalação dos equipamentos de wi-fi, visando a melhoria da distribuição do sinal para a comunidade acadêmica.

 

Outro desafio da pasta é possibilitar maior acessibilidade e transparência às informações com implantação e criação de um portal institucional, mais seguro e integrado. Qual a previsão para o novo Portal?

Quanto a transparência às informações, a PRPTI vem trabalhando em duas frentes. A primeira é a reestruturação e alimentação do Portal Transparência e o Unemat em Números. As informações sobre o custeio, gestão de pessoas, diárias, licitações e todas as que são necessárias para o conhecimento da sociedade, bem como as relacionas ao ensino, pesquisa e extensão são atualizadas mensalmente.

A segunda linha de ação é o novo portal institucional, elaborado e construído pela equipe de Tecnologia da Informação da nossa Instituição. O mesmo encontra-se pronto e em fase de implantação por uma equipe multidisciplinar, formada pela PRPTI, Reitoria e Comunicação. As informações locais, de cada Unidade também estão sendo tratadas como prioridade, através de uma equipe multidisciplinar das TI estão sendo desenvolvidos os portais dos câmpus, com a previsão de entrega no ano de 2021. Dessa forma, teremos portais uniformes, de fácil acesso e destinado a comunidade externa e interna, possibilitando maior transparência e publicidade das ações da Unemat.

 

Quais módulos do Sistema Integrado de Gestão Universitária (SIG) já foram implantados e estão em operação nos câmpus? O que isso representa para a vida Universitária?

Os módulos de graduação e pós-graduação estão implementados em sua totalidade. Os módulos de pesquisa e de extensão estão em fase de análise e implantação. Já o módulo da Prae está em fase de estudo.

A implantação dos módulos das pró-reitorias fins coloca a Unemat em outro patamar na questão e organização, otimização, acesso e gerenciamento de informações de todas as ações da comunidade acadêmica. Exemplo disso foi a Unemat manter suas atividades acadêmicas na graduação durante a pandemia, graças a antecipação do módulo de graduação, permitindo que 100% das atividades fossem feitas de forma remota.

A partir de 2021, estaremos analisando e implementando os SIG na gestão com os módulos de transporte, infraestrutura, biblioteca, orçamento e os demais que pertençam ao sistema de administração. Um sistema compacto e interligado facilita a vida acadêmica, pois o acadêmico terá todas as informações e documentação do seu dia a dia on-line, reduzindo dessa forma os gastos com papel e tempo, pois a informação é em tempo real.

 

No tocante ao Planejamento, a Pró-reitora atua na capacitação das equipes locais, com a revitalização e acompanhamento das ações do PEP e Congresso Universitário. O que vem sendo feito nesse sentido?

Fizemos uma reestruturação na PRPTI e, desse fruto, foi criada a Diretoria de Gestão e Planejamento (Diplan), que tem por objetivo monitorar e fazer a gestão das decisões do Planejamento Estratégico Participativo da Unemat PEP 2015-2025. Nesse ano, devido a pandemia, foi intensificado o monitoramento do planejamento e, de forma on-line, a Diplan conduziu o processo de revisitação do PEP por meio do sistema GPweb com todas as Comissões locais dos Campus e Pró-reitorias.

Para o ano de 2021, a Diplan também trabalhará com capacitações das ferramentas de planejamento, ações táticas e operacionais, pois o processo de construção da cultura de planejamento é primordial para condução dos rumos da Unemat levando em conta os anseios da comunidade acadêmica e primando pela universidade pública, gratuita e de qualidade.

 

Outra iniciativa desta gestão foi a criação do Escritório de Projetos e Serviços de Obras e Engenharia. Já está em funcionamento e quem pode utilizar os serviços?

O Escritório não se limita a elaborar projetos e termos de Referência ou monitorar a execução das obras e serviços de engenharia. São ações realizadas: capacitação de fiscais de contratos de obras e serviços de engenharia, atendimento a diligências e renovação de convênios federais, alimentação de sistemas de informação e subsidiar respostas aos órgãos de controle e fiscalização. Os serviços do Escritório são disponibilizados para todos os câmpus e Sede Administrativa, cabendo aos Diretores (DPPFs e DURAs) fazer a solicitação pelo endereço: https://eose.unemat.br/.

 

Quais as perspectivas e principais desafios para a pasta nos próximos anos?

Com a Ação Direta de Inconstitucionalidade 6.275, o cenário orçamentário da Unemat para os próximos anos se torna nebuloso. Fazer a gestão de uma grande Universidade sem um orçamento pré-definido dificulta o planejamento das ações diárias e futuras. Nesse quesito, o principal desafio será um debate constante com a Secretaria de Estado de Fazenda, solicitando orçamento e seu respectivo descontigenciamento, e com a Assembleia Legislativa, pleiteando emendas parlamentares para o exercício de 2021 e demais anos.

Para a Tecnologia da Informação, teremos como desafios a consolidação da política e sistemas de TI, bem como a readequação estrutural de cabeamento dos câmpus, para que os links adquiridos possam atender toda a comunidade acadêmica em todos os espaços.

Teremos, em 2021, a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional, que será conduzido aos moldes do PEP e do Congressos, ou seja, de forma participativa e democrática para os próximos 4 anos da Instituição.

A PRPTI atingiu e superou suas metas estabelecidas desde o início da gestão. Iniciamos algumas ações entregamos de forma antecipada as ações macros previstas, como suporte as ações da gestão. Com 50% da gestão concluída e com as metas da PRPTI contempladas, os próximos dois anos de gestão serão de conclusões de ações iniciadas, monitoramento das ações concluídas, correções e aperfeiçoamento dos nossos serviços.

 

 

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